Tuesday, October 22, 2013
Aqui vai uma das surpresas que vos tinha falado…

Periodicamente irei colocar alguns tutoriais que pode ajudar ou simplesmente relembra alguns conceitos ou experiências.

Uma promessa fica, não esquecerei aqueles que estão a dar os primeiros passos.
Por isso, peço que os masters da matéria tenham um pouquinho de paciência.
Não nos podemos esquecer que o que para alguns é “canja”, para quem está a dar os primeiros passos pode ser um drama (não querendo ser má língua, mas já sendo, algumas revistas que encontramos por essas bancas da vida esquecem-se muitas vezes destes “pormenores”, que de menores têm pouco)!

Passando ao nosso tutorial de hoje…
Trago uma entretela termocolante branca. 
Termocolante porque cola com um aqueço e a cor branca ou preta depende, meramente, da cor do tecido.

E para que serve? Isso é que é o importante! Ora, a entretela serve para reforçar o tecido, conferindo-lhe mais resistência e, consequentemente, maior durabilidade. Se querem um trabalho de alta qualidade, utilizem esta entretela. Pessoalmente, desde que a descobri, utilizo-a em todos os trabalhos! São óptimas também para reforçar os tecidos mais finos, dá-lhe grossura.

Vamos lá pôr mãos à obra.
Materiais
  • Entretela termocolante cor branca ou preta – Adquirir aqui.
  • Tecido - as bolinhas e banda-desenhada podem adquirir aqui.
  • Ferro de engomar.
1 – Primeiramente, é importante passar a ferro o tecido no locar onde a entretela vai ser colada. Isto ajuda a posicionar a entretela na hora de a colar.

2 – O lado brilhante da entretela, onde tem a cola, deve ser colocado no avesso do tecido.

 Hora de dar o aqueço, a uma temperatura média, mas não deslizem o ferro sobre a entretela, com risco de esta se mover do local se enrugue ou se enrolar em si própria, como acontece com fita-cola, quando estamos cheios de pressa, que nos deixa os nervos em franja! 
Resumindo, é importantíssimo que NÃO DESLIZEM o ferro de engomar, mas sim que se vá assentando com alguma força e durante alguns segundos sobre a entretela, até colar.



4Comparando com a imagem anterior, podem perceber que agora a entretela está mais transparente, quer isto dizer que está completamente colada e o tecido pronto a fazer artes spé chiques e lindas e resistentes!


Espero que tenham gostado e que o passo-a-passo vos tenha ajudado. Qualquer dúvida entrem em contacto que estou aqui deste lado!


Kiss kiss,
Bang bang

0 comments:

Post a Comment

Translate

About Me

My photo
Lisboa, Portugal
Olá, sou a Débora, tenho 28 anos e foi à cerca de 4 anos que descobri esta paixão pelas artes decorativas. Sejam muito bem-vindos! :)

Followers

Follow on Bloglovin